PUBLICIDADE

Nova Mutum reduz exportações no bimestre mas sobe em ranking estadual

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: assessoria)

As exportações feitas por indústrias de Nova Mutum tiveram uma queda de 8,7% no primeiro bimestre de 2021 comparando com o mesmo período do ano passado. Agora, segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), as vendas são de U$ 114 milhões contra U$ 124 milhões nos dois primeiros meses de 2020. As importações caíram apenas 4,7% e ficaram em U% 13 milhões, deixando o saldo da balança comercial superavitário em pouco mais de U$ 100 milhões.

Os números, apesar de menores, colocam Nova Mutum como o 5° município que mais exportou este ano em Mato Grosso, enviando 5,4% de tudo que o estado enviou para o mercado exterior. No Brasil, a cidade é a 53ª a mais exportar. No ano passado o município terminou como o 8° a mais exportar no estado e em 54° no país.

A China deixou de injetar U$ 32 milhões em Nova Mutum, mas continua como principal destino dos produtos locais, respondendo por 29% das compras. A Tailândia, que dobrou as compras, aparece em segundo com 24% do mercado, seguida por Indonésia com 9,7%, Japão com 8,4% e Dinamarca com 6,1%.

A soja, em grãos ou em subprodutos derivados, tem 67% das vendas externas, seguida pelo algodão com 28% e pelo milho com 4,7%. A diferença menor do que 1% é com vendas de carne.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE