O departamento de Tributação e Fiscalização Tributária proibiu bares, lanchonetes e restaurantes de vender qualquer tipo de bebida (cerveja e ice) em embalagens de vidro conhecidas demoninadas long neck. A informação consta em ofício circular que está sendo entregue a todos os estabelecimentos que se enquadram na referida categoria de atividade.
A prefeitura expõe que “a medida é necessária para a higiene pública” e está embasada “na lei complementar do Código de Postura do município, bem como no que se refere moralidade e sossego público”, situações estas também especificadas em artigos da referida lei. Quem não cumprir o comunicado ficará sujeito a multa e poderá ter o alvará de funcionamento da empresa suspenso.
De acordo com informações obtidas através da assessoria de Comunicação da prefeitura, a medida foi tomada mediante preocupação com a limpeza das vias públicas e com a própria segurança dos pedestres, “já que garrafas de vidro quebradas nas ruas, como muitas vezes é observado, pode ocasionar ferimentos aos pedestres ou mesmo danos materiais em veículos”.