Um levantamento de dados sobre a produção e comercialização de hortifrutigranjeiros em Nova Mutum, realizado pela secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, será utilizado como base para estratégias de fortalecimento da agricultura familiar. A informação é do secretário Arildo José Marciano, que articula junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agricultura Familiar – Sedraf- ações que fortaleçam o segmento no município.
Foram pesquisados 43 produtos em 40 empresas. De acordo com o relatório, no segmento dos legumes, praticamente 100% do que é comercializado no município, salvo a mandioca (produz 82,93% do que é consumido), tem origem em outras regiões do Brasil. Entretanto, Nova Mutum destaca-se na produção de folhosas. 58% do total comercializado têm origem local. Destaque para alface, almeirão, cebolinha/salsa, coentro, couve e rúcula.
Com relação a frutas, o município é um forte produtor de banana. Do que é vendido nos mercados da cidade, 76,89% da banana maçã e 96,17% nanica, são produção local. No caso do mamão, o índice é de 70,60% no caso da variedade formosa e 63,42% do havaí. Com relação ao maracujá azedo, 38,77% é do município. A concorrência, neste segmento, é com produtos do Paraná e de São Paulo, de onde vem a melancia, o melão amarelo, mamão e da laranja pêra.
Segundo Arildo Marciano, com os dados já em mãos, o próximo passo é a estratégia. “Vamos trabalhar para que os pequenos agricultores tenham condições de abastecer o mercado local, com os produtos que podem ser produzido nas nossas condições climáticas”, falou. O relatório também vai orientar as próximas ações da secretaria com relação à assistência técnica e extensão rural.
A iniciativa da secretaria local, conta com o apoio da Sedraf. No dia 15 de julho, o secretário José Domingos anunciou que o órgão será parceiro em um projeto piloto em Nova Mutum. Será estabelecido convênio para construção de estufas e também para irrigação, atendendo agricultores familiares que já estão atuando na produção de hortifrutigranjeiros.