PUBLICIDADE

Nova Mutum planta mais frutas e importa mais legumes, aponta pesquisa

PUBLICIDADE

Um levantamento de dados sobre a produção e comercialização de hortifrutigranjeiros em Nova Mutum, realizado pela secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, será utilizado como base para estratégias de fortalecimento da agricultura familiar. A informação é do secretário Arildo José Marciano, que articula junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agricultura Familiar – Sedraf- ações que fortaleçam o segmento no município.

Foram pesquisados 43 produtos em 40 empresas. De acordo com o relatório, no segmento dos legumes, praticamente 100% do que é comercializado no município, salvo a mandioca (produz 82,93% do que é consumido), tem origem em outras regiões do Brasil. Entretanto, Nova Mutum destaca-se na produção de folhosas. 58% do total comercializado têm origem local. Destaque para alface, almeirão, cebolinha/salsa, coentro, couve e rúcula.

Com relação a frutas, o município é um forte produtor de banana. Do que é vendido nos mercados da cidade, 76,89% da banana maçã e 96,17% nanica, são produção local. No caso do mamão, o índice é de 70,60% no caso da variedade formosa e 63,42% do havaí. Com relação ao maracujá azedo, 38,77% é do município. A concorrência, neste segmento, é com produtos do Paraná e de São Paulo, de onde vem a melancia, o melão amarelo, mamão e da laranja pêra.

Segundo Arildo Marciano, com os dados já em mãos, o próximo passo é a estratégia. “Vamos trabalhar para que os pequenos agricultores tenham condições de abastecer o mercado local, com os produtos que podem ser produzido nas nossas condições climáticas”, falou. O relatório também vai orientar as próximas ações da secretaria com relação à assistência técnica e extensão rural.

A iniciativa da secretaria local, conta com o apoio da Sedraf. No dia 15 de julho, o secretário José Domingos anunciou que o órgão será parceiro em um projeto piloto em Nova Mutum. Será estabelecido convênio para construção de estufas e também para irrigação, atendendo agricultores familiares que já estão atuando na produção de hortifrutigranjeiros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE