O prefeito Lírio Lautenschlager espera concluir, até abril do próximo ano, as negociações para lançar o novo distrito industrial do município. A área, de aproximadamente 170 hectares, estaria localizada entre a MT-235 entre a Rodovia da Produção e a esmagadora da multinacional, margeando a BR-163, por aproximadamente 5 km. A revelação foi feita pelo prefeito, durante a inauguração do Centro de Atendimento Empresarial de Nova Mutum.
Segundo Lírio, a negociação é com a empresa Mutum Agropecuária, mas estaria havendo dificuldades por conta de registro. “Hoje, há muitas empresas com interesse em se instalar em Nova Mutum, mas a falta de espaço físico adequado tem sido um fator limitante”, falou. O prefeito disse também quem o objetivo é agregar valor à produção primária, proporcionando mais geração de emprego e renda na cidade. Ele comentou também que neste momento está conversando com empresas que fazem a transformação do milho em outros subprodutos.
Nova Mutum, entre indústrias, estabelecimentos comerciais e prestadoras de serviços tem, aproximadamente, 1.350 empresas instaladas. Os seus dois distritos industriais, localizados nas regiões sul e norte da cidade, estão completamente lotados. No local os terrenos foram adquiridos do poder público a preços mais acessíveis, mediante projetos de investimento aprovados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. A única alternativa dos empresários que pretendem investir no município, hoje, é buscar espaços junto à iniciativa privada.