A prefeitura ainda não divulgou a data em que fará o lançamento da campanha de recolhimento do Imposto Predial e Territorial Urbano. De acordo com a assessoria de comunicação, a secretaria de Economia e Planejamento está definindo os últimos detalhes. Caso seja feito como no ano passado, em março, os contribuintes já devem ter acesso aos carnês de pagamento. Entretanto, já se tem a confirmação de deve subir aproximadamente 10%.
Em dezembro, a secretária de Economia e Planejamento, Maria Aparecida Sfredo, informou, ao Só Noticias, que esse aumento é fruto de reajuste do valor venal do m² dos imóveis urbanos e edificações do município. O valor venal serve como base para cálculo do IPTU e do ITBI. Os novos valores são fruto de um estudo realizado em outubro por uma comissão formada por representantes da Prefeitura, CREA, Sindicato Rural, ACENM/CDL, CRECI e Câmara de Vereadores.
Como base para as definições foram utilizados valores comerciais praticados pelas imobiliárias e de contratos de compra e venda de imóveis disponíveis na prefeitura. De acordo com a secretária, nos últimos 12 anos estava sendo praticado o mesmo valor venal do imóvel, que varia de localização e tamanho.
Segundo Maria Aparecida, ainda assim, o valor venal ficou determinado em 50% do montante avaliado. Apesar do impacto que será sentido no IPTU deste ano, a secretária lembrou que a prefeitura colocará em prática uma campanha de incentivo ao pagamento visando aumentar a arrecadação e proporcionando descontos maiores.
PUBLICIDADE
Nova Mutum: IPTU deve subir 10% e data de lançamento ainda não foi definida
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE