A unidade frigorífica de uma multinacional instalada em Nova Mutum está com as atividades paralisadas desde ontem, dia 29 e deve retomar os trabalhos somente no dia 08. A informação foi confirmada pelo diretor regional, Sidiney Koerich, através da comunicação corporativa. O motivo da paralisação é o cumprimento do plano estratégico da empresa para ampliar o abate de aves no município, devendo atingir 280 mil aves/dia.
De acordo com o diretor, estão sendo ampliados os túneis de congelamento, as câmaras de estocagem, a automação da sala de cortes e desossa, melhoria e ampliação dos vestiários, lavanderia e área de lazer, assim como, paralelamente, a construção de mais 270 casas para atender os novos funcionários.
Estão sendo remanejados, temporariamente, à unidade de Lucas do Rio Verde, 88 funcionários. Eles tiveram a contratação efetuada nos meses de março e abril, sendo assim, não cumpriram a compensação dos dias trabalhados, ao contrário dos demais funcionários que já trabalharam para obterem folga nestes 10 dias de parada. As contratações para suprir a demanda da ampliação tiveram início ainda no ano passado, somando cerca de 300 novos funcionários.
De forma indireta, com a ampliação da indústria centenas de outras oportunidades estão sendo geradas em Nova Mutum. São mais investimentos nas granjas de produção, no transporte e nas atividades agregadas, já que toda a cadeia produtiva vem sendo preparada para o aumento no mix.