Pelo menos dois pregões presenciais – registros de preços – estão em andamento na Secretaria Municipal de Saúde para compra de medicamentos. Um foi aberto esta tarde e prevê a aplicação máxima de R$ 538 mil destinados a aquisição de material e remédios para diabéticos e hipertensos, medicamentos de uso controlado, solução parenteral – soro – e medicamento injetáveis.
O outro, no valor de R$ 425, 5 mil, será aberto na próxima segunda-feira para produtos da lista básica de saúde, como antibióticos, analgésicos e antiinflamatórios. Todos serão distribuidos gratuitamente pela rede pública municipal de saúde. Embora, recentemente o Ministério da Saúde tenha tornado obrigatória a dispensação de medicamentos para hipertensos e diabéticos pela rede pública, Nova Mutum já vinha fazendo isso. A decisão do Ministério só abrange estabelecimentos que trabalhem com o programa "Aqui tem Farmácia Popular" e a lista básica tem 135 medicamentos de distribuição gratuita, além de abastecer as unidades básicas de saúde conforme a demanda.
Para o pregão realizado hoje, se cadastraram 15 empresas, sendo que destas, 14 enviaram representante e 1 encaminhou envelope.