PUBLICIDADE

Nova Mutum: falta de armazéns para safrinha de milho já começa a preocupar

PUBLICIDADE

A falta de armazéns para estocar a nova safra já começa a causar preocupação em Nova Mutum. Os armazéns credenciados estão aptos a receber 735 mil toneladas e a produção do município, somente de soja, deve chegar a 835 mil toneladas, segundo a Empaer. Com a safrinha, o município vai produzir mais 360 mil toneladas de milho e 89.100 mil toneladas de algodão.

O consultor da Empaer, Agmar Lima, disse ao Só Notícias/Agronotícias que está previsto um aumento de área cultivada de 20% para o milho safrinha. “Com certeza haverá problemas sérios de armazenagem, pois o milho ocupa o dobro do espaço do armazem em relação aos hectares colhidos, comparado com a soja. Nem para a soja existe armazém suficiente”, afirma.A capacidade de armazenamento de Nova Mutum, segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, corresponde a 65% da produção do município.

Em 2003, vários municípios de Mato Grosso, como Sinop, Sorriso e Nova Mutum, tiveram boa parte da produção de milho estocada a céu aberto por falta de armazéns credenciados, registrando perdas. Em 2004, a situação não se repetiu porque a produção de soja foi reduzida, devido a problemas com a ferrugem asiática. Segundo levantamento da Conab, entre os municípios mato-grossense com déficit de armazenagem estão Lucas do Rio Verde, que tinha, até dois anos atrás, um déficit de 661.933 t; Tapurah de 659 mil toneladas e Nova Ubiratã, 392 mil toneladas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE