Cerca de 45 empresários reuniram-se, ontem à noite, no auditório da Associação Comercial, Empresarial/CDL e viabilizar cursos profissionalizantes para o município, tendo como público alvo os jovens aprendizes. A medida é para cumprir exigência do Ministério do Trabalho, que notificou 60 empresas a cumprirem a legislação sobre contratação de adolescentes.
A diretoria da associação está covnersando com as equipes do Senac, Senai, Sesi, para disponibilizarem cursos. Segundo uma fonte de Só Notícias, a dificuldade é ter os cursos de formação em 30 dias, prazo determinado pelo ministério para que se cumpra a lei. A situação deve ser levada ao conhecimento do governo para o prazo ser ampliado.
A Lei de Aprendizagem assegura que adolescentes e jovens, com idade entre 14 e 24 anos, inscritos em programas de aprendizagem, tenham acesso ao mercado de trabalho, na condição de aprendizes. Em Nova Mutum, diante das notificações feitas, cerca de 200 devem ter acesso ao primeiro emprego. São obrigados a contratar aprendizes empresas que tenham pelo menos sete empregados, salvo exceções previstas na lei.