A emissão de alvará de construção, no município, aumentou 294% nos últimos sete anos. Os dados são do Departamento de Engenharia da prefeitura. O comparativo é feito entre os anos de 2004 e 2011. No primeiro ano analisado foram expedidos 286 documentos, já no ano de 2011, entre janeiro de outubro, já foram 842.
O alvará de construção atesta que a obra em questão segue um projeto previamente elaborado, atendendo o que determina o Código de Obras do município, além de ter um responsável técnico. O início de uma obra sem o documento resulta em notificação, multa e até o embargo da obra. Segundo informações do departamento, em Nova Mutum, em 95% das obras iniciadas, existe o respeito às normas.
Com a construção civil aquecida, outros segmentos, como comércio e prestação de serviços, se beneficiam. Somando apenas os de materiais de construção, de tintas, materiais elétricos, móveis e os escritórios de arquitetura, são mais de 50 empresas instaladas. Além disso, a geração de empregos, diretos e indiretos, impulsionados pelas obras em andamento, contribui para o aquecimento da economia local.
O aumento no número de construções em Nova Mutum refelte também o crescimento populacional registrado no período. Em 2004, de acordo com números do IBGE, eram 19.772 habitantes. Hoje, são 31.633, ou seja, crescimento na ordem de 60%. No mesmo período o setor educacional registrou um aumento no número de alunos, só na rede municipal, na média de 10% ao ano.