Nova Mutum é um dos primeiros municípios que integram projeto piloto desenvolvido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso – TC, a enviar a carga completa do APLIC – Auditoria Pública Informatizada de Contas, até o mês de abril de 2006. A conquista está sendo comemorada pelas equipes de trabalho e é encarada também como reflexo da seriedade com que a administração presta contas de tudo que vem desenvolvendo.
Através do APLIC o município presta contas mensalmente, via internet, não havendo mais necessidade do Tribunal deslocar-se até o município no final de cada exercício para fiscalização in loco, já que as informações são analisadas pelo corpo técnico em Cuiabá. São encaminhados dados contábeis, tributários, sobre estoque, pessoal, licitações, entre outras exigências.
Como se trata de um projeto piloto, os municípios onde o sistema está implantado são responsáveis em informar ao Tribunal sobre a funcionalidade do programa e as dificuldades encontradas. No último mês, a contadora da Prefeitura, Valdilane Maria de Brito Tasca e equipe técnica da Agili Informática, estiveram reunidos junto com a Comissão do APLIC, em Cuiabá, para tratar de ajustes no programa.
O secretário de Economia e Planejamento de Nova Mutum, Aurismar Zonatto, diz estar satisfeito com o fato de Nova Mutum ter sido um dos escolhidos para implantação do projeto. “Nós já dispúnhamos de uma organização adequada das informações em nossos arquivos, razão pela qual fomos escolhidos. Isso para que as dificuldades fossem evidenciadas e feitas às mudanças necessárias”, concluiu.