A secretária de Finanças e Orçamento, Terezinha Arissava, informou que, nos três últimos meses, devido aos efeitos da pandemia na atividade comercial, o município teve forte impacto negativo na arredacação. “É preocupante essa situação devido a queda de arrecadação, estamos em alerta e precisamos reduzir custos, até agora recebemos pouco mais de três milhões de reais do Governo Federal como compensação da queda de arrecadação, mesmo assim, ainda assim temos um déficit de R$ 6 milhões”, analisou
A queda na receita tem resultado em algumas medidas para cortar gastos. A prefeitura reduziu horário de atendimento ao público que, a partir de hoje, passa a ser das 07h as 13h sem intervalo para o almoço nos setores administrativos das secretarias municipais.
A decisão também considera as recomendações do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus e ainda uma avaliação do setor financeiro da Prefeitura que aponta a necessidade de redução de custos da máquina pública, devido ao grande impacto financeiro causado pela pandemia.
Nova Mutum teve 7 mortes em decorrência da doença e, hoje, entidades ligadas ao comércio pediram apoio de empresas e da população para reforçar medidas de prevenção.