Começaram hoje os preparativos para ser feito o censo populacinoal de 2010. A instalação da Comissão Censitária Municipal com representantes da administração pública e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE foi acertada em reunião na ACENM/CDL. Os recenseadores começam, em agosto do ano que vem, o levantamento de dados em campo – contando o número de habitantes na cidade e na área rural.
Segundo Milane Chaves, coordenadora operacional do censo, com a implantação da comissão busca-se, agora, a atualização da base territorial e dar transparência ao trabalho que será realizado. “Vamos ter como parceiros os poderes executivo e legislativo”, explicou. A partir de outubro será realizado processo seletivo simplificado, com contratação prevista para março de 2010. Serão 24 recenseadores e 4 pessoas para atuar na coordenação.
De acordo com o secretário de Administração e vice-prefeito, Sadi Ribeiro Ramos, estima-se que Nova Mutum tenha hoje cerca de 26 mil habitantes, é que o censo de 2010 deva mostrar uma população já na casa dos 30 mil mutuenses. “Falamos isso tendo por base os números da saúde, educação e demanda pelos demais serviços oferecidos pelo poder público”, falou. Oficialmente, segundo números de 2008 do IBGE, o município teria 25.658 habitantes.
É baseado no censo que o governo federal destina recursos para os municípios nas mais variadas áreas. No último censo, várias cidades do Nortão e Médio Norte criticam o IBGE por discordarem dos números apresentados.