Os assuntos financeiros lideram o ranking das relações dos clientes insatisfeitos no Órgão de Defesa do Consumidor de Nova Mutum. Dos 1,333 atendimentos feitos pelos servidores de janeiro até agora, 406 (32,61%) foram somente com o setor. Só Notícias constatou ainda, com base nos dados Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que as telecomunicações aparecem em segundo no ranking das reclamações (22,97%). Na sequência, estão produtos (19.76%), serviços privados (14,3%), serviços essenciais (6,1), saúde (2,25%), habitação (1,53%) e alimentos (0,48%).
Entre os assuntos mais demandados em Nova Mutum, está a telefonia celular com 163 (13,09%) denúncias e reclamações com cobrança indevida, abusiva, valor, reajuste, contrato, cancelamento de serviço, demora no atendimento, não envio do comprovante e vício de qualidade.
Os clientes também estão insatisfeitos com os serviços de banco de dados e cadastros no Serasa, que recebeu 89 (7,15%) reclamações com nomes negativados indevidamente, cálculo de prestação em atraso e não comunicação da negativação.
O terceiro assunto mais demandado é de consórcios. Foram 89 (7,15%) clientes que procuraram o Procon para reclamar de venda enganosa, cobrança indevida, abusiva, não cumprimento de contrato, alteração, transferência, irregularidade e rescisão.
Ainda de acordo com a Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, 53,13% das reclamações foram feitas por mulheres com idades de 31 a 40 anos.