A nova diretoria que comandará o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte(Sindusmad) de 2011 a agosto de 2013 começou pela manhã e vai até o final da tarde. Os associados poderão votar na sede do sindicato. A chapa “Floresta para Sempre”, encabeçada pelo empresário José Eduardo Pinto, conforme Só Notícias antecipou, é consensual. Para o atual presidente e candidato à reeleição, o fato de apenas uma chapa concorrer às cadeiras “demonstra um setor unido, uma diretoria democrática, que abre espaço para todas as correntes de pensamento e confirma que estamos no caminho certo”.
Conforme o presidente, entre os projetos da chapa está divulgar e incentivar o manejo florestal sustentável, a sustentabilidade, tornar o setor perene, atuar no Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) na criação de leis, alterar os índices de conversão, ciclo de corte do manejo e atuar de modo a desburocratizar o setor.
José Eduardo ressalta ainda a inclusão de jovens empresários na chapa que estará à frente do Sindusmad até agosto de 2013: “a intenção é renovar os pensamentos e criar novos líderes”.
A primeira eleição do Sindusmad aconteceu em 1986 quando o empresário do setor madeireiro, Luis Fávero foi eleito para assumir a primeira presidência. Na sequência Valdemar Antoniolli foi eleito por dois mandatos seguidos. Gaspar Zambiazi assumiu o sindicato de 1995 a 1998, depois, Nereu Pasini, Sidnei Belincanta e Jaldes Langer. Em 2007, José Eduardo Pinto foi eleito para o período de três anos.