Está programado para o dia 31 de março, em Lucas do Rio Verde, o lançamento da Cooperativa Regional de Prestação de Serviços e Solidariedade – COPERREDE. O movimento é resultado da união de aproximadamente 500 famílias organizadas em associações e cooperativas dos municípios de Claudia, Feliz Natal, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Sinop, Peixoto de Azevedo e Vera.
A articulação vem sendo coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas. De acordo com o presidente, Nilfo Wandscheer, o objetivo é "fortalecer e promover a sustentabilidade da propriedade rural, articular a comercialização da agricultura familiar, com base no comércio justo e solidário, bem como no apoio às famílias camponesas na formação e educação".
Segundo Nilfo, a constituição da cooperativa é resultado de 10 anos de articulações de lideranças e comunidade rurais das regiões Médio Norte e Norte de Mato Grosso, nos municípios do Arco Verde e entorno. "Com forte apoio do Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente, junto com a sociedade civil, um conjunto de projetos e iniciativas colocadas em prática, tem mudado a dinâmica da produção, alterando o modelo de desenvolvimento nessas regiões e isso agora precisa ser consolidado", falou.
Essa interferência do governo deu-se através de projetos com o objetivo de diminuir o desmatamento e o uso do fogo, manejo sustentável dos recursos naturais, recuperação e manutenção das áreas degradadas, nascentes e matas ciliares. "A consolidação dessas mudanças gerou a necessidade da criação de uma ferramenta que viabilizasse a comercialização dos frutos desse novo modelo de produção sustentável, no caso a cooperativa", disse.
O lançamento da cooperativa acontece na sede da associação do assentamento 30 de Novembro. A programação tem início às 8h30, com visita ao assentamento, às 9h têm ato político e ao meio-dia, almoço festivo.