O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Siticom) discute em assembleia, neste domingo (13), no ginásio de esportes do bairro Jardim Violetas, em Sinop, proposta de elevação de piso e reajuste salarial para seis categorias – construção civil, cerâmicas, olarias, artefatos de cimento, mármores, granito e similares. A primeira convocação acontecerá às 9h. São esperados dois mil associados.
O presidente do Siticom, Eder Pessine, explicou ao Só Notícias, que vai ser debatido aumento a ser reivindicado para categorias que ganham menos de um salário mínimo (que vale R$ 545 a partir deste mês). A intenção é elevá-lo para um salário mínimo e meio. No entanto, ele são soube informar as categorias que recebem abaixo do mínimo nem o valor do piso que recebem hoje. A entidade quer conversar com os trabalhadores e identificar os que ganham menos.
Já para reajuste salarial, vai ser proposto para os sindicatos das empresas que seja concedido 10%. Após as decisões na assembleia, Eder explicou que as reivindicações aprovadas serão encaminhadas cada sindicato, em Cuiabá, que dará início as discussões a nível estadual.