As negociações de reajuste salarial entre trabalhadores e empresários do setor madeireiro devem continuar na próxima semana. De acordo com o presidente dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Siticon), Eder Pessine, é aguardada assembleia, no domingo (24), entre o sindicato dos trabalhadores de Vera para voltar a negociar com o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad).
Segundo Eder, é aguardada a definição quanto a proposta da categoria patronal de reajuste de 7% e outros benefícios. “Até que eles se reunam, não tem nada definido”, explicou, ao Só Notícias, o presidente. As negociações, quando encerradas, beneficiarão aproximadamente 2 mil trabalhadores entre Sinop, Claudia, Itaúba, União do Sul e Santa Carmem.
“Tudo leva a crer que vai se estabelecer o conflito porque ficou [o índice proposto] muito aquém do pedido pelos trabalhadores”, disse. Conforme Só Notícias informou, o percentual negociado pelo representante dos trabalhadores é de 9,5%. A primeira reivindicação era de 17%, além do anuênio (gratificação mensal por ano de trabalho) para os trabalhadores da região. As negociações começaram em março.
No início do mês passado, conforme Só Notícias informou, Siticon anunciou a definição do reajuste para os trabalhadores da construção civil, beneficiados com aumento de 8%, retroativo a 1º de maio, para funcionários que trabalham a mais de um ano e, proporcional aos com tempo inferior de trabalho.