Uma comitiva formada por empresários do setor moveleiro da região de Alta Floresta participa, até amanhã, em São Paulo, da Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeireira e Móveis. O presidente do Sindicato dos Moveleiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simonorte), Adilson Benetti, explica que empresários de Alta Floresta, Guarantã do Norte, Paranaíta e Terra Nova conhecerão as novas tendências do mercado e tecnologias para proporcionar maior produção e redução de custos.
Na agenda do grupo, constam ainda visitas em fábricas, com as quais pretendem identificar os processos de produção. O objetivo é agregar novas formas de mercado. “O grupo buscará também novas tendências. Estarão em uma feira com os últimos lançamentos e terá contato direto com quem produz, além de verificarem as mais recentes tecnologias utilizadas no setor”, declarou, ao Só Notícias.
Neste intervalo, explica Benetti, o grupo busca promover o intercâmbio de negócios com outros Estados. Atualmente, a maior parcela da produção de móveis da região de Alta Floresta é destinada aos Estados que compõem o Centro-Oeste, (Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal). Alguns vendem seus produtos a Estados do Sul, como Santa Catarina e Paraná.
São cerca de 600 expositores participantes do evento, realizado Parque Anhembi. É conhecida atualmente como a maior feira de fornecedores da cadeia produtiva madeira-móveis da América Latina. Conforme a organização, é um dos mais importantes eventos do setor e o único a contar com a presença bastante significativa (quantitativa e qualitativamente) de profissionais de toda a cadeia, dentro de uma área de 73 mil metros quadrados, o que corresponde a nove campos de futebol do Maracanã.
Ano passado foram movimentados cerca de US$ 750 milhões.