A Associação dos Apicultores do Norte de Mato Grosso – Apisnorte – espera obter, ano que vem, o Selo de Inspeção Municipal (SIM) e o Estadual (SIE) agregando maior qualidade aos produtos que passarão a ter “atestado” de qualidade. O projeto com a planta baixa, composto pelo fluxograma de industrialização do mel foi encaminhado para o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) para aprovação. “Fizemos a planta baixa, mandamos para Cuiabá por meio do Indea e estamos esperando a posição. Se aprovada vamos buscar os recursos para a construção do local de processo”, explicou ao Só Notícias o presidente Sérgio Celmer. Será construída em uma área doada pela prefeitura, no Jardim Primaveras e deve ter cerca de aproximadamente 200 metros quadrados.
O projeto prevê o processamento do mel, pólen e própolis para a comercialização na região. Atualmente, os apicultores não têm o SIM e aguardam um posicionamento nos próximos 120 dias. A partir de liberados dos selos a associação deve buscar a autorização federal para ampliar a comercialização do produto.
A Apisnorte conta com aproximadamente 30 associados entre cidades de Sinop, Santa Carmem, Sorriso, Vera e Feliz Natal e, alcançou a produção média de 50 toneladas neste ano.