A segunda linha de transmissão de energia no circuito Nova Mutum-Sorriso-Sinop entrou oficialmente ontem em operação, ampliando o fornecimento de energia elétrica para dezenas de cidades no Nortão. Esse circuito, de propriedade da Empresa Brasileira de Transmissão de Energia (EBTE), foi submetido a uma série de testes durante o mês de março, tendo acompanhamento da Cemat, para evitar impactos significativos sobre o fornecimento de energia na região. A capacidade técnica do novo linhão não foi informada.
O gerente de Operação do Sistema da Cemat, Teomar Estevão Magri, explicou que o novo linhão aumentará a confiabilidade do fornecimento de energia para todos os municípios do Nortão. "É um reforço importante para o sistema elétrico, pois se um dos circuitos deixar de funcionar, será possível contar com o segundo", explicou, através da assessoria.
A empresa e a Eletronorte, responsáveis pela operação da nova linha, realizaram os testes finais na semana passada, sem desligamentos programados na região.