A construção do Centro de Detenção Provisória de Peixoto de Azevedo (200 km de Sinop) ainda está com processo licitatório em andamento, na Secretaria Estadual de Infraestrutura para a contratação da empresa responsável e compra de materiais. A informação foi confirmada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública. A previsão exposta pelo Executivo, ainda no ano passado, era que as obras pudessem começar ainda em fevereiro deste ano.
A expectativa de conclusão é mantida ainda para este ano. O centro, quando pronto, terá 24 celas coletivas (algumas com 8 e outras para até 16 vagas) e 8 individuais. A unidade, conforme Só Notícias informou, mantém a base de um projeto padrão do Ministério da Justiça. A área destinada para a construção é próxima de 2,8 mil metros quadrados. A unidade atenderá cerca de 300 detentos. Os investimentos são de aproximadamente R$ 6,1 milhões.
A atual cadeia de Peixoto tem estrutura frágil e houve várias fugas. Neste ano, por exemplo, 10 detentos conseguiram escapar, no último mês, serrando as grades do corredor que dá acesso ao banho de sol e, em seguida, pulando o muro da cadeia. Oito foram recapturados.
No Estado, estão previstas ainda a construção de centros de detenção provisória em Pontes e Lacerda e Juína, para atender cerca de 152 presos cada. Recentemente, houve a inauguração do centro de Tangará da Serra, que também tem capacidade para comportar 152 reeducandos.