Há muito tempo que os foliões não viam um carnaval tão cedo. Neste ano, a festa popular mais aguardada será entre 1º a 5 de fevereiro e, embora o comércio ainda esteja com as vendas focadas para o início das aulas, muitas empresas devem começar, a partir da próxima semana, preparar suas vitrines com fantasias e outros acessórios.
Nas lojas de confecções e calçados, a procura ainda não iniciou, mas a expectativa é que seja sentida nas semanas que antecederem ao carnaval. De acordo com a gerente Irani da Silva Moreira, na empresa onde trabalha, há um crescimento entre um ano a outro, em média de 10%. A expecativa é que se repita este ano.
A gerente Beatriz Cieslak Roque explicou, ao Só Notícias, que um fator pode intervir nas vendas – a festa ocorrer antes mesmo do início das aulas em algumas escolas. “Geralmente as escolas fazem o carnaval, e este ano isso deve ser diferente. Ainda não preparamos a vitrini, mas começa na semana que vem”, declarou.
Outro setor movimentado com o carnaval é o de malharias e serigrafias, que trabalha com a confecção de camisetas personalizadas para os blocos. Só Notícias apurou que em algumas já houve procura por orçamentos, embora os pedidos não iniciaram.
As cidades do Nortão mato-grossense estão preparando suas festas. Em algumas, os projetos foram finalizados. Em Sinop as discussões também acontecem para definir orçamento, segurança, entre outras questões.
Ano passado, o carnaval foi realizado entre 17 e 20 de fevereiro.