Começam esta semana os levantamentos aerofotogramétricos para definir o traçado da ferrovia que terá um ramal entre Lucas do Rio Verde e Sorriso para escoar a produção agrícola e madeireira até Vilhena em Rondônia e escoamento via o porto em Porto Velho. O ponto de partida da ferrovia é em Uruaçu, Goiás, e passará pelos municípios mato-grossenses de Cocalinho, Água Boa, Lucas Rio Verde e Sorriso, Campo Novo dos Parecis e chegando em Vilhema (RO). O presidente do DNIT, Luiz Pagot, disse hoje, em entrevista a Luzimar Colares, na TVCA, que os projetos de traçado da ferrovia devem ser concluídos ano que vem. “No quarto trimestre de 2009 temos a intenção de fazer a licitação da concessão ou início dos trabalhos através de PPPs (Parceria Público Privadas). É uma obra que deve ter pleno andamento em 6 anos”, disse Pagot.
O presidente do DNIT explicou que os pontos básicos desse traçado da ferrovia é a rodovia Norte-Sul. Ele acrescentou que haverá outro eixo da ferrovia de Cuiabá a Rondônia. Ainda não foi confirmado quanto a obra custará.
Ferronorte
Luiz Pagot disse que foi feito novo acordo garantindo retomada das obras do trecho entre Alto Araguaia (onde tem um ramal da ferrovia para escoar produtos mato-grossenses) a Rondonópolis, no segundo semestre.
Acordo com a empresa ALL firmando aditivo contratual para construir até setembro de 2010 para implantar os trilhos da ferrovia Vicente Vuolo até Rondonópolis. “BNDES, ALL e consórcio construtor estão ultimando os contratos para iniciar as obras em julho próximo para os trilhos chegarem até setembro de 2010 em Rondonópolis. Como existe multas pesadas e risco da ALL perder a concessão, acredito que não haverá mais postergação em relação a este trecho”, afirmou.
O presidente do DNIT disse que está sendo estudada outra metodologia para que a ferrovia chegue a Cuiabá até 2014.