Pouco mais de R$ 2,9 milhões deverão ser investidos no asfaltamento de 6,9 quilômetros da rodovia MT-423, no trajeto que liga Claudia a União do Sul. A empresa que ficará responsável pela obra é de Sinop foi definida por meio de concorrência pública feita pela Associação dos Beneficiários da Rodovia Nova Conquista, de União do Sul.
•Acompanhe Só Notícias no Twitter
O resultado foi publicado em Diário Oficial da União que circula hoje e, de acordo com o presidente da associação, Enio Alves da Silva, a ordem de serviço deve sair em 10 dias. “Precisamos esperar o prazo legal após a licitação e depois desse período vamos assinar a ordem de serviço. Acredito que ainda vai mais uns dez dias”, explicou, ao Só Notícias. O prazo para conclusão da obra previsto é de 150 dias.
Neste ano, apenas este trecho deverá ser asfaltado. “O período já está meio avançado e, em setembro começa a chover. Para este ano fizemos o que foi possível”, destacou. O trajeto completo é de 43 quilômetros, sendo que 14,9 quilômetros já foram asfaltados. O processo iniciou em 2009 e as obras foram concluídas neste ano. Aproximadamente R$ 5,8 milhões foram investidos (sendo 50% do Estado e a outra metade dos produtores).
Segundo Enio, o projeto aprovado aponta asfaltamento até a divisa com Claudia (proximidades do rio Tartaruga). No entanto, iniciou as discussões para analisar duas situações: concluir o projeto inicial ou cortar o caminho até Claudia, passando por dentro de propriedades particulares.
O presidente destaca que ainda não há nada confirmado e as discussões devem se intensificar no próximo ano, no entanto, ele aponta que cortando caminho, a redução no trajeto é de aproximadamente 18 quilômetros. “Passando pela MT atende propriedades grandes, cerca de 20 produtores. Cortando caminho, atende uns 30%”, destacou.
A MT-423 é a mesma que liga Claudia a Sinop e, que no mês passado, o prefeito Vilmar Giachini (PMDB) pediu ao governador Silval Barbosa (PMDB) mais agilidade na conclusão da pavimentação de aproximadamente 19 quilômetros que ainda faltam. A outra parte, conforme Só Notícias informou, foi pavimentada há alguns anos no sistema de consórcio.