O encontro entre empresários do setor madeireiro e representantes da Câmara de Comércio dos Emirados Árabes Unidos, na próxima sexta-feira, em Sinop, é o primeiro passo para aumentar as exportações de madeira e fazer mais negócios com os árabes.
A expectativa, segundo o presidente do Sindicato das Indústrias do Norte de Mato Grosso, José Eduardo Pinto, é aumentar o volume de vendas de compensados e madeira serrada ao comércio árabe e abrir assim um novo mercado. “O que eles querem é uma aproximação já que consomem muita madeira”, explicou Eduardo ao Só Notícias, acrescentando que as madeireiras mato-grossenses fizeram, em anos anteriores, vendas esporádicas para os árabes.
O presidente aponta que as negociações com o grupo começaram há cerca de um ano e meio e que o processo é lento. “Estivemos conversando com empresários em Dubai, inclusive estive lá e essa relação vem se estreitando”, destacou, acrescentando que o encontro é uma “semente plantada do qual começam a ser colhidos os frutos”. O encontro deve reunir não só associados do Sindusmad mas como representantes do segmento.
Atualmente, Eduardo aponta que a comercialização de madeira continua em ritmo lento. “A nível nacional a venda está muito difícil. Não estamos tendo negociações. O ritmo de negócios não está normal para época”, disse, explicando que em anos anteriores, neste período, o que era produzido automaticamente era comercializado e, atualmente, acaba sobrando na produção.
Mesmo com o cenário ainda não tão positivo, dados da exportação apontam que as relações comerciais com países árabes teve um salto grande em 8 anos. De 2000 a 2008, o crescimento foi acima de 5.000%, saindo de US$7,89 milhões para UR$408,37 milhões.
O encontro de empresários e diretores do Sindusmad com o representante da câmara de comércio será às17h no sindicato.
(Atualizada às 09:50h)