quarta-feira, 11/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Nortão aguarda fomento para agroindústrias

PUBLICIDADE

Municípios da região Norte esperam para este ano estímulo junto às cadeias produtivas do leite, mel, fruticultura, mandioca e cana, mediante a implantação de agroindústrias e revitalização das já existentes. A proposta é ampliar a geração de renda no campo para que trabalhadores não deixem a atividade devido à falta de condição. Por outro lado, a demora na liberação dos recursos é elencada como uma das principais queixas.

Pelos cálculos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), somente para cidades como Sinop, Cláudia, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Tapurah, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Sorriso, Marcelândia, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte e Feliz Natal projeta-se a transferência de estimados R$ 8 milhões para estruturação das cinco atividades.

Os projetos englobam, por exemplo, compra de resfriadores de leite, formação de mini laticínio para industrializar bebidas lácteas, construção de uma casa do mel, aquisição de despoupadeiras, montagem de farinheira. Ainda em dezembro um pregão realizado deu a partida na compra dos itens necessários. No entanto, não há projeção de quando todos os projetos da agricultura familiar serão contemplados.

A maior expectativa recai sobre o cumprimento do rito antes do início do processo eleitoral. Os recursos são transferidos diretamente pelo Governo Federal. Tradicionalmente definem-se os empreendimentos necessários para as cidades mediante pesquisas acerca das carências.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE