Pequenos produtores do Assentamento Rural Cachimbo I e II, Padovani e São José União localizado no município de Peixoto de Azevedo, -distrito União do Norte-, implantaram uma agroindústria de polpa de frutas com capacidade para produzir 150 quilos de polpa/dia de manga, cupuaçu, açaí, buriti, caju, abacaxi e outras. A agroindústria beneficiará 500 produtores que pretendem vender os produtos para a merenda escolar, comércio local e na capital.
Foram liberados R$ 40 mil, do Ministério de Agricultura, para viabilizar o empreendimento.O técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Itamar de Andrade, explicou que o prédio já foi concluído, os equipamentos chegaram e é aguardada a vistoria dos técnicos de uma instituição bancária para liberar o funcionamento da agroindústria.
O secretario Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Jean Nunes, esclarece que já foi solicitada a vistoria da obra e acredita que, até o início de abril, as despoldadeiras de frutas estarão em pleno funcionamento. A Sedraf é gestora do programa e responsável pela construção do prédio e aquisição de equipamentos. A Empaer elabora o projeto e presta assistência na execução da agroindústria. Participam também, as prefeituras municipais e organização de agricultores.
Itamar ressalta que a agroindústria vai verticalizar a produção, permitindo maior agregação no valor final do produto e, conseqüentemente, maior renda para o agricultor familiar. Para produzir frutas o ano todo, os produtores buscam recursos do governo federal para financiar equipamentos de irrigação.