Dirigentes dos sindicatos que representam as indústrias madeireiras no Nortão e dos trabalhadores participam da mesa redonda do Ministério do Trabalho em Emprego, amanhã, a partir das 14h, em Cuiabá, para ser fechado acordo sobre aumento salarial para os funcionários. A solicitação desta forma de discussão partiu do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato grosso (Sindusmad), sediado em Sinop, que tem abrangência em Cláudia, Itaúba, Santa Carmem, União do Sul, Vera e Feliz Natal – cerca de 2 mil profissionais
Não houve consenso entre Sindusmad e Siticom nas negociações mantidas nos últimos meses. Conforme Só Notícias já informou, o Siticom iniciou pedindo 17% de aumento (além de reposição e anuênio) e baixou para 9,5%. O Sindusmad tem oferecido 7%.
Como a data-base para a definição é maio e agosto está terminando, ainda não houve acordo entre as categorias, o ministério deve mediar acordo. Caso não haja uma resolução para o impasse, o próximo passo da negociação é o dissídio coletivo.
Em 2010 a convenção coletiva também foi levada à mesa redonda do Ministério do Trabalho e as propostas do Sindusmad para a classe trabalhadora foram acatadas ficando acertado entre as categorias a vigência de novos valores para pisos salariais em níveis de um a quatro. Colaboradores que recebiam acima dos pisos tiveram reajuste de 7% em seus vencimentos, mesmo percentual acertado entre as classes em 2009.