O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, apresentou ontem dados do desenvolvimento econômico de Mato Grosso durante palestra ministrada no encontro promovido pela Federação das Associações Comerciais do Estado. Ele garante que Mato Grosso é o Estado que tem o melhor desempenho no contexto nacional. Os números são oficiais e, de janeiro a julho, o Estado cresceu 17,68% em exportações. “Com a participação do Produto Interno Bruto (PIB) acima de 2% mantemos um distanciamento dos demais Estados da Região Centro-Oeste. Estamos em terceiro lugar em renda per capita, perdemos apenas por Brasília e Rio Grande do Sul, sendo que no ano de 1994 ocupávamos o 11º lugar”, mostrou Nadaf.
Além do cenário promissor e as potencialidades humanas, o secretário destacou ainda a importância do fortalecimento empresarial e econômico com o maior evento mundial que virá para Mato Grosso em 2014, a Copa do Mundo. Segundo ele, trata-se de uma oportunidade única para Mato Grosso. “Por isso não joguem contra”, pediu ele.
Números de empresas beneficiadas com o FCO em todo o Estado (5.624), do Fundeic (323) e o Prodeic (398) que receberam incentivos também foram apresentados. “Trouxe informações riquíssimas sobre o Estado, na área econômica e mostra a expansão, o crescimento e a prosperidade da região onde estamos. Principalmente o potencial de crescimento que ainda existe”, destacou a professora universitária Cassiana Toledo Barros.
O secretário destaca que o objetivo de mostrar estes números é para que a população tenha orgulho do Estado de Mato Grosso.
Empresário da região, alem do presidente Roberto Peron e do vice-presidente Jonas da Silva, da Jucemat, o presidente em exercício da Fecomércio, Hermes Martins, presidentes de associações comerciais de outros município também participaram do evento.