Os moradores já pode contribuir com o Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, fazendo doações em dinheiro através das contas de água. A campanha "Água Fonte de Vida – Faça a Vida de uma Criança Mais Feliz",
As doações, voluntárias, variam de R$ 1 a R$ 5 e só podem ser feita com autorização assinada pelos consumidores, no Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE-. O débito será mensal e virá especificado na conta. Os valores serão destinados ao fundo da criança, que é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes – CMCA. A aplicação também será fiscalizada, estando na lista de prioridades o financiamento de projetos na área da infância.
A campanha foi lançada hoje, pela primeira dama e secretária de Ação e Promoção Social, Karla Lautenschlager. Cerca de 2 mil crianças devem ser atendidas pelo Centro de Atendimento Integrado à Criança e Adolescente – Caica, Programa Despertando Talentos, Escola de Música e Apae. A possibilidade das doações consta em projeto de lei, de autoria do Executivo, aprovado pela câmara.
A presidente do conselho, Janete Soares, disse estar muito contente e confiante na adesão da comunidade. "Diferente de fazer doações para instituições nacionais, em programas de televisão, por exemplo, as doações para o Fmdca, poderão ser deduzidas no Imposto de Renda, além de possibilitarem essa visualização da aplicação. São programas desenvolvidos no próprio município, com endereço fixo", falou.
De acordo com a primeira dama, "hoje, as principais contribuições ainda são da prefeitura e Sicredi, além de alguns voluntários. Com essa nova possibilidade, via fatura de água, esperamos mais adesão, ampliando inclusive o número de crianças atendidas nos programas", falou Karla.