A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo informou hoje que autônomos e pequenos empresários que buscam obter vantagens do programa microcrédito, devem fazer sua inscrição até o próximo dia 3, na própria secretaria. Não há limite de vagas. O microcrédito é um projeto de geração de emprego e renda do governo de Mato Grosso, destinado a oferecer oportunidade de crédito a empreendedores, excluídos do sistema financeiro, que tenham habilidade e experiência de trabalho e queiram iniciar ou ampliar seu próprio negócio. De acordo com o secretário, Oduvaldo Lopes Ferreira, o candidato ao microcrédito não pode ter restrição cadastral, ou seja, estar com nome incluso no Serasa, SPC e outros, ter habilidade na atividade pretendida, ser maior de 18 anos e ter renda familiar mensal de até três salários mínimos. "O valor do financiamento é de até R$ 1,5 mil a serem pagos, sem juros, em até 12 vezes, com carência de três para começar a pagar" explica.
Pelo regulamento do projeto, segundo o secretário, podem ser financiados bens como: máquinas, equipamentos e ferramentas – novas e usadas – matéria-prima e bens destinados à produção, prestação de serviços e comercialização. Já motocicletas, veículos automotores, bebidas alcoólicas, cigarros, matérias para construção, armas de fogo, mercadorias ilícitas e/ou pirateadas e demais bens reprovados pelo Comitê de Crédito Estadual, integram o grupo dos não financiáveis.
Oduvaldo lembra ainda que depois de cumpridos todos os pré-requisitos e se aprovado pelo Comitê Avaliador, o valor financiado é repassado diretamente ao fornecedor do bem. Além disso, o contratante tem que, necessariamente, participar de curso sobre gestão de negócios, ministrado pelo Sebrae.