Mato Grosso contabilizou 9.875 veículos emplacados em setembro. O número registra queda de 6,1% comparado ao mês anterior, quando foram comercializados 10.522 veículos. Se comparado com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento significativo de 17,5% nas vendas, que registraram apenas 8.398 emplacamentos em 2012.
Para o presidente da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores de Mato Grosso (Fenabrave-MT), Manoel Guedes, a queda nas vendas em relação a agosto teve a influência de recentes acontecimentos, como é o caso da greve bancária. "O consumidor está encontrando dificuldades nos financiamentos em razão da greve dos bancários, e também porque os próprios bancos estão mais seletivos na análise de cadastros. Outro ponto que é importante destacar é que esse mesmo consumidor também tem agido com mais moderação, evitando assim o endividamento".
O balanço mensal da Fenabrave-MT revelou que no acumulado do ano, o Estado ainda segue positivo 5,9% em relação ao ano anterior. Até o momento, 90.048 emplacamentos foram registrados, contra 84.998 do ano de 2012.
O segmento que apresentou aumento nas vendas foi o de comercial leve (caminhonetes), com 1.829 veículos vendidos em setembro, contra 1.783 em agosto. A alta registrada foi de 2,5%. Para Guedes, o agronegócio é o grande responsável pelo crescimento. "Os números refletem a demanda das fazendas e de todo o setor de agronegócio que impulsiona o país e principalmente Mato Grosso".
Apesar dos números negativos que registraram retração de 9,8%, os automóveis ainda continuam sendo o segmento com maior número de vendas, totalizando 3.538 unidades emplacadas em setembro contra 3.926 do mês anterior. "O automóvel ainda é o grande sonho do brasileiro, tanto em relação à compra do primeiro carro, quanto a troca do veículo usado pelo novo", pontuou Guedes.
Em contrapartida, as motos continuam apresentando baixos números de vendas. Em setembro 3.986 motocicletas foram vendidas contra 4.380 em agosto, fechando o mês com retração de 9%.
Cuiabá segue na liderança das cidades mato-grossenses que mais comercializaram veículos em setembro. Ao todo, 2.815 unidades foram emplacadas, número considerado baixo 3,6% em relação a agosto, que contabilizou 2.921 vendas.
A média nacional também registrou queda de 5,8%. Ao todo 309.879 veículos foram emplacados em todo o país no mês de setembro. Já em agosto, 329.202 unidades foram comercializadas. O acumulado do ano soma 2.780.330 de veículos vendidos.