A prestação de serviços considerados essenciais – e que englobam questões como energia elétrica, telefonia celular e fixa, por exemplo – foi a área mais reclamada na Superintendência de Defesa do Consumidor em Mato Grosso, nos três primeiros meses do ano, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), somando 923 queixas, o que corresponde a 32.66% do total.
Em seguida, aparece a área de produtos (nesta estão situações envolvendo itens com defeitos ou que foram entregues diferentes do pedido pelo consumidor), com 655 reclamações, o que corresponde a 23.18%. Os assuntos financeiros (envolvendo bancos, cartões de créditos, de lojas e outros) aparecem em terceiro no ranking, com 640 registros, o que corresponde a 22.65%.
Na lista estão ainda questões relacionadas aos serviços privados (como tv por assinatura, internet e estabelecimentos educacionais) com 451 reclamações (15.96% do total); de alimentos, com 96 registros (3.4%), saúde, com 40 (1.42%) e habitação 21 ( 0,74%).
Ao todo, foram 2,8 mil reclamações identificadas no Procon Mato Grosso.