PUBLICIDADE

MT não possui projetos cadastrados em leilão de energia solar

PUBLICIDADE

O governo federal promoverá no dia 13 de novembro o 2º leilão de reserva de energia solar. Mesmo com potencial para geração elétrica com essa matriz energética, Mato Grosso não tem perspectiva a médio prazo de ter projetos de geração solar cadastrados nos leilões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para o diretor do Sindicato da Construção, Geração e Distribuição de Energia de Mato Grosso (Sindenergia), Francisco Nelson Tinoco, é preciso que o governo federal incentive a microgeração distribuída, sem concentrar essa geração com empresas de grande porte. “Esses leilões são promovidos para atender várias empresas cadastradas, mas o governo precisa estimular a geração em residências”. 

Ele lembra que o governo federal aprovou a Resolução Normativa 482/2012, estabelecendo as condições para a micro e minigeração e distribuição de energia, que poderia ter resultado num uso da energia solar em maior escala. Contudo, ainda é preciso avançar mais e reduzir a carga tributária para a geração, além de garantir linhas de crédito para financiar a atividade, completa ele. “Desde 2012, pouca coisa mudou”, desabafa. “Em Mato Grosso, não conheço nenhum empreendimento que pudesse ser incluído nesse leilão”. 

Na avaliação do diretor do Sindenergia, se o governo tivesse incentivado essas fontes alternativas antes, como a geração fotovoltáica, eólica e as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), estaria numa situação mais confortável, porque teria geração complementar às termelétricas, matriz mais onerosa. Ainda sobre a geração de energia solar, Tinoco comenta que o mais comum tem sido a implantação de painéis fotovoltáicos associada à geração eólica. “Já em Mato Grosso, o empreendedor terá que fazer essa instalação de um empreendimento solar associado a uma hidrelétrica, para aproveitar as linhas de transmissão”. O primeiro leilão de reserva de energia solar foi realizado pelo governo federal em outubro de 2014.
 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE