Gestores e técnicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, da Agecopa e Secretaria de Turismo de Cuiabá se reúnem na próxima semana (dia 6) na capital, com técnicos da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para debater a promoção dos produtos turísticos brasileiros no exterior, levando em conta a realização da Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016.
Os encontros serão realizados até o final de abril em todos os estados brasileiros e deverão reunir gestores e técnicos de turismo estaduais e municipais. A secretária de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques, afirma que o encontro é uma oportunidade para que os gestores possam ter conhecer detalhes de como a Embratur vai trabalhar a promoção dos produtos turísticos brasileiros e das estratégias que enfocam os dois grandes eventos esportivos que o Brasil vai sediar em 2014 e 2016.
Nas reuniões de caráter técnico, os técnicos vão apresentar o Estudo de Posicionamento de Produtos por Mercado, realizado pela Embratur em parceria com a Unesco, abordando as recomendações quanto à promoção dos produtos turísticos brasileiros nos mercados internacionais. Também será apresentado o Plano Aquarela 2020 – Marketing Turístico Internacional do Brasil, com as estratégias de promoção do País para a próxima década, incorporando os dois grandes eventos esportivos.
“Esta rodada de reuniões com os técnicos da área de promoção nos estados é o segundo momento para alinhamento de produtos e destinos. Uma primeira visita técnica foi feita antes do lançamento do Aquarela 2020, quando os destinos foram visitados e avaliados, sempre com a participação das secretarias. Agora, o objetivo é alinhar as estratégias de promoção internacional com as secretarias, apresentando a grade de produtos para o mercado internacional, para os ajustes finais”, destacou o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso.
Os participantes das reuniões terão ainda um segundo momento de apresentação e debate sobre a metodologia e pesquisas utilizadas no planejamento estratégico de promoção internacional do turismo brasileiro, o Plano Aquarela 2020.
Confira o cronograma nos estados:
29/03
Salvador-BA
São Paulo-SP
31/03
Rio de Janeiro-RJ
Vitória-ES
06/04
Cuiabá-MT
Boa Vista-RR
Goiânia-GO
07/04
Manaus-AM
08/04
Teresina-PI
Macapá-AP
12/04
Maceió-AL
13/04
Curitiba-PR
Recife-PE
Fortaleza-CE
14/04
Porto Alegre-RS
Natal-RN
15/04
Florianópolis-SC
16/04
Campo Grande-MS
Rio Branco-AC
17/04
Belo Horizonte-MG
19/04
Palmas-TO
20/04
Aracaju-SE
23/04
São Luis-MA
26/04
Porto Velho-RO
27/04
João Pessoa-PB
29/04
Brasília-DF
Belém-PA