A partir de agora será possível acompanhar e avaliar o comportamento e necessidades do setor industrial matogrossense, a fim gerar indicadores de tendência passada e futura e de satisfação do empresário. Isso irá acontecer devido ao aumento do número de empresas que passaram a responder ao questionário da pesquisa Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em abril eram 24 empresas participantes, já no mês de maio, esse número subiu para 41.
De acordo com a Assessoria Econômica da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), a expectativa com relação ao questionário do mês de junho, é que mais empresas que são alvos da pesquisa participem, pela importância da ferramenta para o planejamento empresarial. Quanto mais empresas participarem, o resultado estará mais próximo da necessidade do empresário sobre o cenário industrial e, com isso, permitirá que empresários e analistas econômicos acompanhem a evolução recente da indústria e possam fazer projeções.
Para o mês de junho, a CNI estipulou como meta para o Estado que 52% das empresas alvo da pesquisa respondam ao questionário. Para atingir esse objetivo ou chegar o mais próximo possível dessa marca, a Fiemt conta com uma maior participação do empresariado. Os questionários devem ser respondidos e encaminhados a CNI até a quarta-feira (14).
Sondagem industrial – A pesquisa é realizada mensalmente em todo o território nacional. São pesquisadas variáveis dos seguintes tipos: tendência passada, tendência futura, situação, satisfação e principais problemas. Por meio das respostas também é construído o Índice de Confiança do Empresário da Indústria.