PUBLICIDADE

MT: 28 mil em Mato Grosso tem direito a receber abono do PIS

PUBLICIDADE

Cerca de 28 mil trabalhadores em Mato Grosso têm direito a receber um salário mínimo do Abono Salarial do Pis/Pasep referente a 2008 e ainda não foram sacar o dinheiro nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF) ou em casas lotéricas. Em todo o Estado, há 208,856 mil pessoas habilitadas ao benefício e até o início deste mês 180,845 mil retiraram o dinheiro, equivalente a 86,6%. O prazo para receber o dinheiro termina em 30 de junho. Para saber se tem abono a receber ou não, o trabalhador deve ligar para o 0800 726 0101 do banco oficial e informar o número do Pis/Pasep. Outra opção é se dirigir a um terminal da CEF ou lotérica com o Cartão Cidadão. Com esse documento, o trabalhador pode sacar em qualquer agência da Caixa no Brasil.

Os trabalhadores têm que se enquadrar em alguns pré-requisitos para ter direito ao benefício. Para saber se é beneficiário do abono, o trabalhador deve estar cadastrado há mais de 5 anos no Pis/Pasep e ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2008 em empresa que recolhe a contribuição do programa social. Outra condição é a média da remuneração recebida não ultrapassar 2 salários mínimos de 2008. Em todo o Brasil, cerca de 1,4 milhão de brasileiros também não sacaram o abono do banco. Outros 15,5 milhões já sacaram. Desde o dia 1º deste mês, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vem enviando cartas para avisar empregadores sobre o pagamento aos trabalhadores, cujo calendário começou em julho do ano passado.

A gerente de Atendimento da CEF em Cuiabá, Edna Vargas da Rosa, informa que os beneficiários mudam muito de lugar e o banco tem dificuldade de encontrá-los. Por isso, recomenda que é importante o trabalhador manter o endereço atualizado, o que ele pode fazer pelo 0800 726 0101. O sistema funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana. Uma proposta em andamento da Caixa e do MTE prevê que o pagamento do abono seja feito dentro de 1 ano e não em 2 anos. Hoje, o trabalhador começa a receber na metade de 1 ano e prossegue até meados do ano seguinte. Isso confunde o próprio beneficiário.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE