PUBLICIDADE

Movimento pede ao Dnit melhorias no transporte de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Após percorrer as BRs 163, 158 e 080, o Movimento Pró-Logística entregou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) relatório sobre as condições das rodovias em Mato Grosso. Durante encontro também foi pleiteado o retorno dos estudos de viabilidade econômica e ambiental de duas hidrovias Teles Pires-Juruena e Arinos-Tapajós no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2).

Com relação às estradas, foi requerida a intervenção do órgão para os trechos entre as cidades de Confresa e Vila Rica na BR-158, onde as obras estão paradas e também em um percurso de 155 km entre Santana do Araguaia e Redenção (PA) que precisa de recuperação, conclusão de pontes e sinalização. De acordo com o coordenador do projeto, Edeon Vaz Ferreira, estes trechos são importantes para acesso à hidrovia Tocantins.

Na BR-180, são 184 km, entre Ribeirão Cascalheiras e Luiz Alves (GO), que faltam para completar os 350 km até Porangatu, onde a ferrovia Norte-Sul passa e poderia escoar a produção. Com relação a BR-163, o problema, segundo Edeon Vaz, está na paralisação de uma empresa e consequentemente suspensão das obras há 3 anos. "São 112 km parados e o pior é que o pouco trabalho que foi feito, se perdeu por ter sido abandonado".

Conclusão da BR-163, no início do projeto, era prevista para 2010, depois foi adiada para 2011 e atualmente o Dnit prevê que até 2013 ela seja concluída. "Problemas com empresas e entraves ambientais são os principais motivos para os atrasos".

No lançamento do PAC 2 foi prevista a elaboração dos estudos de viabilidade econômica e ambiental das hidrovias Teles Pires-Juruena e Arinos-Tapajós, porém, em decorrência de cortes de orçamento, a execução foi cancelada. Edeon Vaz reiterou o pedido para inclusão dos estudos. Movimento Pró-Logística inclui entidades como Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE