Várias ações estão sendo desenvolvidas pelo Sindicato das Indústrias Moveleiras do Norte do Mato Grossso (Simonorte), por meio do projeto de Arranjos Produtivos Locais (APLs), visando fortalecer e expandir a produção do setor moveleiro no Nortão. Uma delas é a realização de um consultoria em oito indústrias do segmento, sendo quatro em Alta Floresta e quatro em Colíder.
Segundo o presidente Mauro Feronato, as empresas são orientadas sobre como promover o desenvolvimento e melhorar o layout. “É inovar dentro da empresa que, muitas vezes, possuem um desenvolvimento tecnológico muito baixo. Estamos procurando mostrar caminhos e vantagens”, destacou.
Feronato também acrescentou que hoje o mercado oferece novas tecnologias para o setor e que devem ser utilizadas na produção, para atender as exigências do consumidor. Este trabalho deve ser encerrado em quatro meses.
Outra novidade para algumas indústrias de Alta Floresta, Colíder, Paranaíta e Carlinda é a realização de uma oficina de designs. As empresas participantes poderão desenvolver produtos próprios, que serão apresentados durante uma mostra, que reunirá compradores de diversas regiões.
Atualmente, cerca de 80% das empresas moveleiras da região trabalham sob encomenda. Outros 20% fazem produção regional e 5% exportam seus produtos para outros países, como França, Bélgica e Estados Unidos. O objetivo é aumentar esse número.
Os dois trabalhos são viabilizados pela parceria do sindicato com Senai, Sebrae e Secretaria do Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia.