O preço das motocicletas zero quilômetro subiu 0,72% em 2008, na comparação com o ano anterior, de acordo com a pesquisa Preço de Verdade da Agência AutoInforme, realizada com base na cotação da Molicar.
Os preços apurados são os praticados no mercado e não os divulgados pelas montadoras, que são apenas uma referência ao consumidor, já que muitos veículos são vendidos abaixo ou acima da tabela.
Apesar do grande número de marcas disponíveis para o consumidor, a Honda detém mais de 70% das vendas e, por isso, teve maior peso na composição final do ano, sendo a marca que mais apresentou alta. Ainda assim, preço médio ficou abaixo da inflação.
O levantamento mostrou que as motos da marca ficaram 3,8% mais caras no ano passado. Na outra ponta, as motocicletas da Yamaha ficaram 5,9% mais baratas que em 2007. As demais marcas mantiveram seus preços estáveis ao longo do ano, se comparadas com as do ano anterior.
Nos dois primeiros meses do ano passado, as motos apresentram queda nos preços, seguida de forte alta em março, quando a variação foi de 2,48%. Em seguida, houve nova queda em abril (-0,88%) e alta em maio (+0,89%).
Os preços permaneceram praticamente estáveis em junho, quando foi registrada leve alta de 0,06%. No acumulado do semestre, os preços ficaram 0,79% mais caros. Em julho e agosto, por sua vez, houve recuo nos preços das motos, de 0,35% e 0,61%, respectivamente.
Em outubro, foi registrada alta de 0,23 e, no acumulado do ano até este mês, os preços ficaram 0,9% mais caros. Por fim, no mês passado, as motos ficaram 0,64% mais caras, compensando a queda de novembro.