O departamento de Agricultura dos Estados Unidos enviou ao Brasil uma missão sanitária para vistoriar o sistema de inspeção da carne brasileira. O veterinário Don Carlson, responsável pela missão, reuniu-se com representantes do departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) para conhecer programas desenvolvidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que atendem aos requisitos da legislação norte-amerciana.
A missão também deve vistoriar indústrias e laboratórios do Ministério da Agricultura nos principais estados exportadores: São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
“A importância dessa missão é a manutenção do mercado brasileiro para exportação aos Estados Unidos”, afirmou o coordenador geral de Inspeção do Dipoa, Március Ribeiro de Freitas. “Muito mais do que manter os mercados, é o aval do governo americano ao sistema de inspeção brasileiro. O que quer dizer que o Brasil está habilitado a exportar a um país mais exigente em termos de controle sanitário de produtos de origem animal”.
Segundo ele, o Brasil negocia apenas carne bovina com os Estados Unidos e está começando a introduzir a carne suína naquele mercado.
A missão norte-americana fica no Brasil até 14 de setembro.