O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse hoje para o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que a Hidrovia Teles Pires-Tapajós, ligando o Norte de Mato Grosso até Santarém (PA), onde está o porto, deve sair do papel para escoar a safra agrícola bem como a produção madeireira do Nortão e Médio Norte. Stephanes considera esta hidrovia é a melhor alternativa para agilizar e baratear o transporte de milhares de toneladas de grãos que atualmente são levadas em carretas até os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). A hidrovia deve ter aproximadamente mil quilômetros de extensão. “Se fizermos esse transporte por hidrovia, o custo será reduzido a um terço, assim como as emissões de gás carbônico”, disse o ministro, para a Agência Estado, ao sair da reunião com Nascimento.
Ele ponderou que a Teles Pires-Tapajós é um projeto a ser executado de cinco a dez anos. Há pelo menos uma década que lideranças da região cobram o governo para que a obra saia do papel. Hoje, o próprio ministro confirmou que não há um projeto para executá-la. Também não confirmou quanto deve ser investido.
Por outro lado, o DNIT -Departamento Nacional de Infra-estrutura- retomou a pavimentação da BR-163 que fará trajeto semelhante ao da rodovia. São cerca de 950 km a serem pavimentados da divisa de Mato Grosso até Santarém. O presidente Luiz Pagot confirmou ao Só Notícias que o planejamento para este ano é pavimentar cerca de 250 km e os recursos estão alocados. As obras foram dividas em trechos e, além de empreiteiras, o Exército está fazendo a pavimentação.