PUBLICIDADE

Ministro confirma data do leilão dos aeroportos de Sinop, Cuiabá, Alta Floresta e Rondonópolis

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, confirmou, hoje, que o leilão dos aeroportos de Sinop, Cuiabá, Alta Floresta e Rondonópolis será no dia 15 de março. Além do bloco mato-grossense, também serão privatizadas mais oito unidades aeroportuárias no Nordeste e Sudeste.

Os procedimentos para concessão começaram no governo passado e foram mantidos no atual governo, que tem expectativa de captar R$ 3,5 bilhões em investimentos nos 12 terminais. Seis operadoras, que atuam na Europa e nos Estados Unidos, demonstraram interesse em arrematar os terminais dos quatro aeroportos mato-grossenses.

Na lista de operadoras interessadas em disputar os terminais estão grandes empresas como a alemã Fraport, a francesa Vinci Airports, as investidoras norte-americana Aecom (representando Zurich- Suíça) e Pátria, bem como as brasileiras Socicam e Sinart.

No bloco do Centro-Oeste, o aeroporto Marechal Rondon tem maior volume de passageiros no Estado. Em segundo, está o aeroporto de Sinop (que tem 3 voos diários) e recebeu 129,7 mil passageiros no ano passado.

Conforme divulgado pela agência Senado, para determinar as concessões, o governo fez a opção pelo critério de maior outorga, ou seja, vencerá a licitação a empresa ou consórcio que oferecer o maior valor pelo direito de explorar os serviços daquela infraestrutura pelo prazo determinado para a concessão. No caso dos aeroportos e ferrovias, o prazo é de 30 anos. Já para terminais de portos, o prazo pode ser de 15, 20 ou 25 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Incêndio atinge casa e empresas em cidade do Médio Norte

Um incêndio de grandes proporções atingiu empresas e pelo...

Bombeiros contêm possível incêndio criminoso de veículo em Lucas do Rio Verde

O Corpo de Bombeiros extinguiu incêndio em veículo Fiat...

Briga em prostíbulo termina com dois presos no Nortão

A primeira suspeita, de 44 anos, foi detida, hoje...
PUBLICIDADE