O número de internautas domiciliares brasileiros teve um avanço de 21,39% em setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento eleva a base de potenciais clientes, o que deve fazer com que o comércio eletrônico continue crescendo na casa dos 20% nos próximos anos, mesmo com o cenário de crise.
De acordo com relatório da corretora Link Investimentos, atualmente, as pessoas que costumam comprar pela internet realizam menos de duas aquisições por ano, enquanto que nos Estados Unidos são dez compras anuais.
Além do maior número de internautas, a segurança dos sites e comodidade de se realizar uma compra em casa também deve atrair novos e- consumidores, acredita a corretora.
Neste Natal, dados da consultoria e-bit indicam que as vendas devem registrar um faturamento de aproximadamente R$ 1,350 bilhão, valor 25% superior ao registrado entre 15 de novembro e 24 de dezembro do ano passado.
Por outro lado, de acordo com o relatório, apesar de bom, esse número já mostra uma desaceleração em relação ao início do ano, devido às condições econômicas menos favoráveis para o consumo.