Mato Grosso exportou 214 mil quilos de carne bovina em natura a menos no mês e agosto, quando comparado ao volume embarcado para diferentes países e blocos econômicos em julho. As operações realizadas pelo Estado no oitavo mês do ano representaram 16,10% do total movimentado pelo país, conforme aponta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.
O Imea, entidade vinculada a Federação da Agricultura e Pecuária, cita que em junho, quando o país obteve o seu maior volume embarcado do ano – 89,85 milhões de quilos – , as exportações de Mato Grosso, que somaram 14,12 milhões, representaram 15,72% do total do território.
No acumulado do período o Estado respondeu por 14,98% das vendas. No quesito oferta e demanda o instituto acrescenta ainda na análise divulgada que “o mês de setembro foi marcado pela recuperação do preço da arroba do boi gordo e pela redução na escala de abate”.
Segundo o Imea, a valorização do preço se intensificou a partir do dia 14, quando a arroba do boi gordo estava sendo cotada a R$ 65,92 a arroba e a escala de abate nos 6,25 dias de média.