O Microempreendedor Individual lidera a taxa de abertura de empresas em Mato Grosso em 2024. De janeiro a junho, foram registrados 33,4 mil novos MEIs no estado, representando 73% do total dos pequenos negócios (45,7 mil), seguidos pelos microempreendedores (9,1 mil) e pelas Empresas de Pequeno Porte (3,1 mil). O levantamento foi realizado pelo Sebrae-MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) com dados da Receita Federal do Brasil.
“Hoje celebramos o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, uma data que destaca a importância desses negócios para a economia global. Em Mato Grosso, temos visto um crescimento significativo no número de microempreendedores individuais, que lideram a taxa de abertura de empresas no estado. O Sebrae tem sido fundamental nesse processo, oferecendo apoio e capacitação para que esses empreendedores possam prosperar”, ressalta a Diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun.
As micro e pequenas empresas representam 89,4% do universo empresarial de Mato Grosso. Além de gerar emprego e renda, impulsionam a inovação e o desenvolvimento local. Em Mato Grosso, existem 482 mil empresas ativas, das quais 227 mil são MEIs (47,2%), 162 mil são Microempresas (33,6%) e 41 mil são Empresas de Pequeno Porte (8,5%). Entre os setores de maiores destaques estão: Serviços, representando 47,1% das empresas, seguido pelo Comércio (31,7%), Construção Civil (10,06%), Indústria (8,95%) e Agropecuária (2,11%).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.