O Brasil recebeu autorização dos Estados Unidos para retomar, a partir da próxima segunda-feira, suas exportações de carne bovina processada, que estavam embargadas desde maio, informaram fontes oficiais nesta sexta-feira.
As autoridades americanas tinham bloqueado as vendas brasileiras pela presença de níveis altos de vermífugo ivermectina acima do limite estabelecido.
"Os americanos verificaram a preocupação do Brasil em escolher os abastecedores e o cuidado dos produtores rurais em respeitar o prazo de espera para a aplicação do vermífugo até o sacrifício dos animais", explicou em uma nota o Ministério de Agricultura brasileiro.
No primeiro momento, os doze matadouros localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul receberam autorização para exportar aos EUA, informou o comunicado.
O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, considerou a decisão como uma "vitória" do setor criador de gado e como o "reconhecimento da qualidade" dos produtos agropecuários do país.