A Junta Comercial de Mato Grosso registrou a abertura de 75.058 novas empresas de janeiro a dezembro do ano passado. Conforme o levantamento, o crescimento foi de 20,08% em comparação ao mesmo período de 2020 quando foram constituídos 62.506 empreendimentos no Estado.
Do total contabilizado, o maior volume de criação de novas empresas ocorreu no setor de Serviços que fechou o ano com 46.773 registros, enquanto que em 2020, chegaram a 38.673. Um acréscimo de 20,94%. O Comércio aparece na segunda colocação quanto a inscrições de novos CNPJs com 22.214 em 2021, contra 18.719 no ano anterior. Incremento de 18,67%. A Indústria teve saldo de 6.071 novos empreendimentos em 2021 e 5.114 em 2020. Uma evolução de 18,71%.
Expansão que, segundo o presidente da Jucemat, Manoel Lourenço de Amorim, reflete as inovações que vem sendo implementadas para facilitar a vida do empreendedor.
“Estamos trabalhando para simplificar o processo de instauração de empresas por meio de soluções tecnológicas. De modo que o cidadão possa realizar a constituição de sua empresa de forma célere, prática e segura de onde estiver, sem a necessidade de percorrer diversos órgãos para formalizar seu negócio. E essas ações já vem dando resultado, tanto que o crescimento de registros de novas empresas é bastante expressivo”, explica Amorim.
A Jucemat, vinculada à secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso inicia neste ano a operação da plataforma digital ‘Balcão Único’. O sistema permitirá que qualquer cidadão possa abrir uma empresa de forma simples, automática, em poucos minutos e sem custos.
Primeiramente, o Balcão Único será voltado para empresas de baixo risco, independente do porte, pequena, média ou grande. Em específico para Empresário Individual, Sociedade Limitada Unipessoal, Sociedade Limitada com apenas um sócio e sem necessidade de capital mínimo e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, as melhorias oferecidas a quem pretende oficializar um negócio no Estado tem impulsionado essa evolução. “O governo do Estado tem atuado de forma sistemática para fomentar a economia local e gerar empregos. Para isso foram ofertadas novas ferramentas que possibilitam esse crescimento empresarial. E os mato-grossenses tem acreditado nessa parceria e investido em novos empreendimentos. Os números estão aí para comprovar”, ressalta Miranda.
Atualmente, Mato Grosso possui 420.577 empresas ativas, sendo 233.894 delas voltadas ao setor de Serviços, 148.869 no Comércio e 37.663 na Indústria.