Mato Grosso teve o 2º maior crescimento nacional do PIB ( Produto Interno Bruto) em 2022 em relação ao ano passado, informou hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento foi de 10,4% sendo superado apenas por Roraima que subiu 11,3%. O terceiro maior crescimento foi no Piauí, 6,2%, e em seguida Tocantins 6%.
Entre os 27 Estados, 24 tiveram alta no PIB e só houve queda em Rio Grande do Sul (-2,6%), Espírito Santo (-1,7%) e Pará (-0,7%) as únicas exceções.
Entre os três grandes grupos de atividades, a agropecuária apresentou queda em volume de 1,1%, enquanto a indústria cresceu 1,5% e os serviços 4,3%. No Mato Grosso, destacaram-se também as indústrias de transformação, outros serviços e comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas.
“O aumento do PIB pelo segundo ano consecutivo representa a recuperação da economia brasileira, iniciada em 2021, após a queda observada em 2020, motivada sobretudo pelos efeitos da pandemia COVID-19”, explicou Alessandra Poça, gerente de Contas Regionais do IBGE.